Começo do blog, fim do ano, e já venho apresentando a vocês um novo-velho jogo, porque eu fucking posso.
Call of Cthulhu: Dark Corners of the Earth (CoC:DCotE)
Informações Básicas:
Call of Ctchulhu: Dark Corners Of the Earth é um jogo Survival Horror em primeira pessoa. Produzido pela Headfirst Productions e publicado pela Bethesda em 2005, para o XBOX e PC. O jogo é inteiramente baseado nos trabalhos de H.P Lovecraft, autor de “O Chamado de Cthulhu” e o criador dos mitos de Cthulhu.
*Antes que perguntem, “Cthulhu” se pronuncia “Cátxulu”
Eu não espero que o leitor acredite no que eu estou para relatar. Qualquer mente sã deve rejeitar um conto tão fantástico como esse. E ainda assim, eu não sei o que é pior: A minha estória ser verdadeira, ou a minha mente ser capaz de imaginar tais coisas. – Jack Walters
Sempre fui uma fã assídua de survival horror games após Silent Hill, e então que pedindo sugestão a um grande comrade meu dos jogos do gênero, ele menciona um jogo de nome estranho, dizendo que apesar das limitações, tinha uma premissa interessante.
“Cthulhu” não me era uma palavra estranha. Já ouvi bricandeiras com o nome em diversos lugares... E tal que pesquisando, descubro que Cthulhu era um Híbrido Octópode, metade dragão e metade humano gigante, que tacava o terror numas cidades com nomes que eu nunca conseguirei pronunciar na vida.
Admito que o meu interesse foi ganho aí.
Admito que o meu interesse foi ganho aí.
Com gráficos aceitáveis para a época em que foi produzido, o jogo se passa inicialmente em 1914. Nele, você encarna Jack Walters, um detetive que teve o azar de ser chamado para investigar uma mansão onde um estranho culto praticava atividades suspeitas.
Acompanhado pela polícia, Jack é levado até o local de investigação, onde está acontecendo um tiroteio. Praticamente ”chutado” pelos policiais para dentro da mansão, ele se vê preso nela, completamente pelado de armas.
Acompanhado pela polícia, Jack é levado até o local de investigação, onde está acontecendo um tiroteio. Praticamente ”chutado” pelos policiais para dentro da mansão, ele se vê preso nela, completamente pelado de armas.
Esse foi um dos momentos mais sem sentido do jogo, e ao mesmo tempo, um dos mais assustadores. “Puta que Paril, como que me colocam desarmada numa mansão cheia de lunáticos armados?” Foi a minha pergunta inicial, já desesperadamente tentando abrir a porta pela qual entrei que “surpreendentemente”, já estava trancada. É. “Surpreendentemente.”
Jack (você) então, não vê escolhas a não ser investigá-la, deparando-se com situações pertubadoras.
Após um certo tempo, quando a polícia finalmente consegue entrar na mansão, eles encontram os cultistas mortos por suicídio em massa, e Jack aparentemente insano, que é encaminhado ao “Arkham Asylum”.
Mais de seis anos depois, liberado do “Arkham Asylum”, Jack não tem idéia do que se passou nesses anos em que esteve confinado, nem o que o deixou insano. Tentando retomar sua vida como detetive e suas memórias perdidas, Jack aceita o trabalho de investigar o caso de uma pessoa desaparecida na misteriosa cidade de Insmouth.
E assim começa Call Of Cthulhu: Dark Corners Of The Earth.
GAMEPLAY: A jogabilidade inicialmente é composta por fugas desarmadas e evasão. Desvendando puzzles, interagindo com testemunhas e suspeitos, você deve ajudar Jack a solucionar o que há por trás dos mistérios de Insmouth, enquanto ele tem lapsos de sua memória perdida. Armas de fogo são introduzidas mais tarde. Como de costume em jogos do gênero, munições são limitadas, e você deve guardá-las para situações mais apertadas. O jogo, no entanto não o encoraja ao mesmo; O sistema de stealth é lento e tedioso, e a AI dos inimigos é extremamente estúpida, a ponto de te motivar a ignorar um plano de evasão sorrateiro e entrar num território repleto de inimigos atirando que nem um porra-louca.
As condições de Jack não são informadas através de uma barra de vida. E sim de seus batimentos cardíacos, visão e sons reproduzidos. Por exemplo, caso Jack frature uma perna, seja por um tiro inimigo, ou por pular de uma altura elevada, isso irá automaticamente dificultar a sua movimentação tornando-o mais lento. Assim como um braço quebrado irá dificultar a sua mira. Quando Jack está com ferimentos críticos, seus batimentos cardíacos ficam mais elevados e sua visão perde a cor, indicando que você deve curar-se o mais rápido possível.
No entanto, o health system não é tão simples assim. Cada ferimento exige um cuidado e tempo específico. Você não pode curar-se em meio a um confronto, por exemplo.
A sanidade de Jack também é importante. Ela cai sempre que ele presencia situações perturbadoras, seja um cadáver multilado, uma criatura mística ou até mesmo uma poça de sangue, levando-o a alucinações, tendo visões, ouvindo vozes e quando muita baixa, até mesmo a suicídio.
Call Of Cthulhu: DCotE pode não ser um dos melhores survivor que joguei. Pra falar a verdade ao finaliza-lo tive uma leve impressão de potencial desperdiçado. Acredito que o fator "terror" dele poderia ser mais lapidado. Mas isso também não tira seus méritos.
Mesmo com seus altos e baixos, CoC:DCotE é um jogo que todo fã de survival horror não pode deixar passar.
1 comentários:
Primeiro comentário do blog, e só pra dizer que fui eu que recomendei esse jogo, rs
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