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quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Amnesia: The dark descent

Hey hey hey!

Eu com a Ánalise da semana, só que dessa vez feita pelo meu amigo Igor, o bardo

 Amnesia: The dark descent


Informações básicas:
Amnesia: The Dark Descent é um jogo de survival horror da empresa indie sueca Frictional Games, a mesma que produziu a série Penumbra, composta pelos títulos Overture, Black Plague e a expansão deste último, Requiem. Ele foi lançado em 2010 e desde seu lançamento atraiu muita atenção por ser extremamente imersivo e assustador, mesmo para os que já estavam familiarizados com outros jogos de terror ou mesmo com os outros jogos da Frictional.

"Do you have what it takes to survive?"


Amnesia: The dark descent conta a história de Daniel, um sujeito que acorda em um castelo sem nenhuma memória de quem é ou do motivo de estar lá, tendo como único guia do que deve fazer uma carta deixada por si mesmo que o diz para descer às catacumbas do castelo e assassinar o proprietário, Alexander de Brennenburg. A carta também o informa de que está sendo perseguido por uma Sombra, e que não há nada que você possa fazer contra ela a não ser fugir.

Dessa maneira que para muitos parecerá, com razão, clichê, inicia sua descida na escuridão.


Gameplay: Usando a mecânica característica da Frictional Games, a mesma de Penumbra, só que muito mais precisa e polida, você terá que resolver puzzles de dificuldade razoável mas sempre satisfatórios quando resolvidos para prosseguir pelas câmaras do castelo, e o fará manipulando objetos de forma a reproduzir os movimentos que se faria na vida real. Apenas clicar em uma válvula não será o suficiente para abrí-la, você terá que girá-la movendo o mouse, e por mais que isso pareça inconveniente, a precisão dos controles torna essa tarefa tão simples quanto deveria ser. Isso contribui imensamente para a imersão, pois torna o movimento dos objetos no cenário muito mais natural, e dessa forma, os controles são uma das coisas que fazem Amnesia ser tão único.


Conforme avança em sua jornada, você encontrará inimigos, Daniel está sendo perseguido tanto pela Sombra citada acima, que irá gradativamente se espalhar pelo castelo e tornar as coisas mais difíceis e aterrorizantes para você, quanto por seres mais tangíveis mas não menos assustadores, os Gatherers. Claro que ambos podem te ferir, mas a maior ameaça em Amnesia não é ao seu corpo, mas à sua mente. Há um medidor de sanidade e quanto mais você presencia fenômenos sobrenaturais causados pela Sombra ou, em moda tipicamente lovecraftiana, olha para os Gatherers, mais você cai em loucura e mais as coisas se tornam difíceis. Quanto menos sanidade, mais o ambiente se distorce para se tornar um cenário de terror e mais fácil seus inimigos conseguem te localizar. Só há dois jeitos de recuperar sanidade, um é esperando em um local iluminado para que ela retorne a níveis estáveis, mas ainda distantes do máximo, o outro é progredindo na história, sendo esta a única forma de se voltar aos níveis mais elevados.


Por falar em inimigos, não espere derrotá-los, em Amnesia você é a caça, não há qualquer arma ou forma de atacar, sua única chance é não atrair a atenção dos predadores ou fugir deles e se ocultar, e para fazer isso você terá que se esconder nas sombras, algo que também ceifará sua sanidade, visto que Daniel tem medo do escuro. Dessa forma, você se verá pressionado a se mover rapidamente, mas sem que os Gatherers te percebam, pois ser detectado ou demorar demais nas sombras são coisas igualmente perigosas.
Nas partes em que não há ameaça de Gatherers, é seguro você usar seu lampião e seus fósforos para iluminar o cenário, mas muitas vezes será preferível não fazê-lo, pois não vai querer ficar sem óleo ou tinderboxes quando mais precisar. O racionamento de recursos e ser forçado a escolher o menor dos males deixam Amnesia incrivelmente tenso.


Mas claro, isso tudo não serviria pra nada se o ambiente não fosse um dos mais assustadores que você irá visitar em um videogame. O castelo Brennenburg é o último lugar do mundo onde você vai querer estar sozinho, praticamente toda sala e corredor por onde você passar te darão um sentimento de perigo e urgência, pois mesmo nos locais mais iluminados e aconchegantes pode, e vai, acontecer algo terrível. O som também contribui muito para isso, você precisará ficar atento aos barulhos para não ser pego de surpresa por inimigos, e a "música" tocada quando você for detectado fará você pular da cadeira. A excelente imersão fará você se sentir o próprio Daniel, inclusive a descrição de alguns níveis de sanidade é exatamente o que você vai sentir ao ser perseguido, "Head is pounding and hands are shaking" será algo comum.

Tudo isso é embalado por uma história fascinante e cheia de surpresas, que serão a sua recompensa por enfrentar a loucura e a escuridão, e pode acreditar que vai valer a pena. O enredo de Amnesia é algo que só será revelado completamente se você se esforçar para encontrar as anotações e escritos espalhados pelo mapa, e você vai querer encontrá-los assim que perceber como a backstory do jogo é incrível e detalhada. A existência de 3 finais possíveis só torna a experiência muito mais especial, ainda mais porque tirando o "Bad Ending", você se sentirá dividido ao ter que escolher entre os outros dois e terá que medir os prós e contras de cada um, algo que poucos jogos fazem, visto que se rendem à concepção simplista de bem e mal, algo que Amnesia definitivamente não faz.


Com tudo isso, Amnesia é uma aventura indispensável para fãs veteranos de survival horror ou para qualquer um em busca de um desafio à sua coragem ou de uma boa história de terror. Vale a pena controlar seus medos para chegar ao fim desse jogo que é um verdadeiro rito de passagem para gamers, pois depois de Amnesia, dificilmente você sentirá tanto medo quanto sentia ao jogar coisas mais "leves". Nota 10.

PS: Há também uma expansão chamada Justine, que é uma história paralela, ligada apenas tangencialmente aos acontecimentos no Castelo Brennenburg. O DLC é muito mais "hardcore" na medida em que a morte fechará o programa, não há checkpoints ou saves, o que, no final, não é tão dramático, considerando que é uma aventura bem curta, mas divertida e uma excelente pedida para quem quer mais Amnesia. A história é igualmente surpreendente e perturbadora, mas infelizmente você não sentirá o mesmo medo e apreensão que sentiu ao jogar The Dark Descent, não por falta de mérito do Justine, mas por você já estar "calejado".

PPS: A série Penumbra, citada no início do post, é também uma opção ótima para quem gostar de Amnesia, e, se houver demanda, poderá ser tema de um post futuro.

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