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domingo, 22 de janeiro de 2012

Silent Hill

Silent Hill



Informações básicas:
Silent Hill é um jogo Survivor Horror em terceira pessoa e o primeiro de uma série. Foi publicado pela Konami e Produzido pelo “team Silent”, um grupo interno da konami que também produziu os quatro primeiros jogos da série. Teve seu lançamento em 1999 para o PC e PS1.

“The fear of blood tends to create fear for the flesh”

Silent Hill é um jogo modelo para todos survival horrors que vemos hoje. Ele foi o primeiro do gênero a não se limitar a “sustos”, mas também explorar um tipo de medo muito pior.

Imagine o seguinte cenário; é noite, você está sozinho e andando por um corredor longo e escuro. Você não consegue ver nada e esse corredor é aparentemente deserto. Tudo que você poder ouvir são sons... Um ventilador velho a funcionar, sua respiração avançada, seus passos... Até que então você ouve um som desconhecido;... Passos de outra pessoa? Um grito?
...Oque é você nunca vai conseguir identificar. Mas estará sempre de certo, a esperar um maníaco pronto para fazer... er. Coisas desagradáveis a você. Mas... Nada acontece. Você percebe que tudo isso é apenas sua mente pregando peças. Mas mesmo assim, você não se convence que está a salvo, e continuar a se torturar, esperando sempre pelo pior...

E é isso que Silent Hill explora; o Terror Psicológico.

Nele, você é Harry Mason. Um escritor que pega a estrada com sua filha, Cheryl para passar uns dias na cidade de Silent Hill. Em meio à viagem, Harry se depara com um vulto de uma menina na estrada e tentando desviar, ele acaba provocando um acidente.

Quando Harry acorda, ele percebe que sua filha está desaparecida, e não vê escolha, a não ser explorar a enevoada cidade de Silent Hill.

GAMEPLAY: A jogabilidade de Silent Hill é baseada em exploração, combate e puzzles.

Logo no ínicio do jogo, você encontra o mapa da cidade, uma faca, uma pistola e um rádio.
O mapa é um elemento importante no jogo. Ao longo dele, você encontrará vários mapas diferentes, cada um, respectivos de sua área. Ele mostrará caminhos bloqueados, portas trancadas, locação de puzzles a qual você deve retornar e etc.

Falando de puzzle, não esperem puzzles simples, no qual você poderá resolver apenas com itens encontrados em sua jornada. Eles exigirão interpretação e tempo (as vezes horas) de sua parte. Uma certa noção de Inglês, também é necessário para resolve-los.

A câmera em terceira pessoa é fixa, e muda propositalmente de direção para pregar “peças” em você. A névoa forte da cidade não é só fruto da simplicidade gráfica da época, mas também carrega o mesmo papel da câmera: Impedir a você de avistar inimigos em seu caminho. No entanto, você não andará inteiramente “às cegas”. O rádio encontrado já no início do jogo lhe avisará a partir de chiados quando você estiver próximo de inimigos.

O combate segue a mesma regra de jogos do gênero: A munição escassa deve ser sempre economizada para certas situações. E devido a isso, você também terá a opção de meele. A meele, no entanto é fraca em comparação, e por muitas vezes, você será obrigado a correr dos inimigos ao invés de encará-los. Isso claro, apenas no inicio. Depois de certo tempo, você encontrará armas mais fortes que irão facilitar (e muito) sua vida.

Seu status de vida será avistado apenas no inventário, e quando vermelho, é necessário coletar “Health Drinks” pequenas garrafinhas que você encontrará em quaisquer locais, que irão restaurar sua vida.


*Em meio ao jogo, você encontrará criaturas peculiares. Seja pterodátilos, cachorros demoníacos e minhocas gigantes. Todos eles cumprem na verdade, com um papel. Mas para entendê-los, é necessário a compreensão da estória. Os interessados, aconselho a ler uma explicação detalhada dos acontecimentos de Silent Hill. Aqui.

*Silent Hill possui múltiplos finais (BOM, BOM +, RUIM e UFO). O UFO é um final alternativo e também um “alívio cômico”. Você o conseguirá apenas depois de finalizar o jogo mais de uma vez.

*A trilha sonora de Silent Hill é magnífica, e algo que eu nao poderia deixar de comentar. Ela cumpre com o papel de transferir as emoções a você e é crucial no impacto causado pelo jogo. Ela é composta inteiramente por Akira Yamaoka.

Até a próxima!

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